Rota de Reabilitação de Rios
REABILITAR TROÇO A TROÇO
O mote deste projeto pioneiro é envolver para agir na sustentabilidade dos recursos hídricos, tendo a missão de criar o compromisso da sociedade com a preservação dos ecossistemas.
Este projeto assenta no envolvimento das Juntas de Freguesia, dos proprietários confinantes com linhas de água, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA - ARH do Tejo e Ribeiras do Oeste), de Organizações Não Governamentais (Projeto Rios e QUERCUS), de empresas com responsabilidade social e ambiental e dos cidadãos em geral com o objetivo de intervir troço a troço na perspetiva de restabelecer a conectividade dos cursos de água, promovendo uma Rota de Reabilitação dos Rios demonstrativa das boas práticas ambientais.
MISSÃO
Definir políticas públicas estratégicas para a conservação e valorização dos recursos hídricos em cooperação com os atores chave, promovendo a conetividade dos cursos de água e aumentando a resiliência dos ecossistemas ribeirinhos.
VISÃO
Ser uma referência na gestão pública para a competitividade e inovação do Território, comprometida com a sustentabilidade dos recursos hídricos.
- Fomentar a consciencialização da sociedade sobre o valor ambiental dos Recursos Hídricos e ecossistemas;
- Estimular a cooperação e o funcionamento em rede entre os atores relevantes para competitividade do território centrada nos recursos hídricos;
- Garantir a proteção e valorização dos recursos hídricos e ecossistemas;
- Restabelecer a integridade, resiliência e conectividade dos ecossistemas aquáticos;
- Constituir estudos de caso no âmbito da reabilitação fluvial com potencial de demonstração;
- Criar um sistema de indicadores para avaliar o custo/benefício da reabilitação fluvial e dos serviços dos ecossistemas;
- Construir um património natural que aumente a biodiversidade simultaneamente que atraia investimento para o desenvolvimento da economia local;
- Constituir uma iniciativa emblemática que visa demonstrar a imprescindibilidade das empresas na triangulação que associa a economia local, o Bem-Estar e o território.
REABILITAR TROÇO A TROÇO
O projeto Reabilitar Troço a Troço (RTT) tem o objetivo de intervir troço a troço numa perspetiva de integridade, resiliência e conectividade dos ecossistemas aquáticos, fomentando a consciencialização da sociedade sobre o valor dos Recursos Naturais na vida dos cidadãos. Troço-a troço tem-se a missão de restabelecer a conetividade dos cursos de água e aumentar a resiliência às Alterações Climáticas.
A primeira intervenção de requalificação fluvial foi desenvolvida em junho de 2012 no rio Centeio, contando até ao final 2016 com 11 ações de reabilitação nas freguesias do concelho numa lógica de Rota de Reabilitação de Rios.
As ações de reabilitação permitiram criar condições favoráveis para o aumento da biodiversidade e por outro lado constituir exemplos positivos de intervenção nos recursos hídricos incentivando os proprietários confinantes das linhas de água a reabilitar as linhas de água nas suas propriedades constituindo uma aposta para o alcance do cumprimento dos objetivos ambientais, consagrados na Lei da Água.
Este projeto foi reconhecido, com a atribuição ao Município de Santarém do prémio ”Município do Ano Portugal 2016” pela UMCidades, enquanto projeto de boas práticas ambientais, com impacte assinalável no desenvolvimento sustentável do Território, focado na participação pública e com elevado potencial de ser replicado noutros municípios.
TROÇOS REABILITADOS
Clique nos títulos para ver os detalhes de cada intervenção: