Ir para o conteúdo
  MENU

Município de Santarém

Página principal

Noticias

Municipio de Santarém reforça aposta na mobilidade elétrica com bicicletas e mais trotinetes

No âmbito da aposta na mobilidade sustentável, o Municipio de Santarém e a Bolt Support Services PT, Unipessoal Lda assinaram um acordo de cooperação para a partilha de 1...

Read more

Noticias

Duas mil pessoas celebram Dia Internacional da Juventude no Complexo Aquático

Duas mil pessoas celebram hoje, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, no Complexo Aquático Municipal. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, J...

Read more

Noticias

Ministro da Cultura em Santarém para conhecer o projeto do Museu de Abril e dos Valores Universais

No âmbito do projeto Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU), Pedro Adão e Silva. Ministro da Cultura, esteve em Santarém para reunir com o Executivo Municipal est...

Read more

Noticias

Inscrições abertas para jovens e adultos voluntários em 3 Ações de Voluntariado «Geração Z»

O Município de Santarém e a Cruz Vermelha Portuguesa- Centro Humanitário de Santarém / Cartaxo informam que estão abertas as inscrições para jovens e adultos voluntários ...

Read more

Noticias

Município celebra Dia Internacional da Juventude com entrada gratuita no Complexo Aquático de Santarém

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, a Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a Viver Santarém – Empresa Municipal SA promovem entradas gratuitas para os jovens...

Read more

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1

PiiCiE LT

O PIICIE LT é um projeto piloto e inovador em Portugal, baseado num modelo integrado e multidimensional, que visa combater o abandono e o insucesso escolar e promover o sucesso educativo.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) é a promotora do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), financiado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Portugal 2020 – Alentejo 2020, tendo como parceiros 10 municípios da Lezíria do Tejo. O PIICIE LT dirige-se a alunos do pré-escolar ao ensino secundário, abrangendo ainda as respetivas famílias e comunidade educativa.

O PIICIE LT é um projeto piloto e inovador em Portugal, baseado num modelo integrado e multidimensional, que visa combater o abandono e o insucesso escolar e promover o sucesso educativo no biénio 2020-2022, tal como ocorreu no triénio 2017-2020, através do desenvolvimento integrado de ações de excelência.

O Município de Santarém conta com uma Equipa Multidisciplinar de 5 técnicas, na área da Psicologia (2), Educação Social (2) e Animação Cultural (1), desenvolvendo as várias ações /atividades nos 4 Agrupamentos Escolares - AE Afonso Henriques, AE Alexandre Herculano, AE Sá da Bandeira e AE Ginestal Machado.

O PIICIE LT pretende dinamizar e implementar ações que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais, criatividade, inovação, cidadania, pensamento crítico e resiliência, entre outras.

EDUCAÇÃO POSITIVA

EDUCAÇÃO PELA INOVAÇÃO

Considerando-se a necessidade de desenvolver a ligação da comunidade educativa ao território da Lezíria do Tejo, definiram-se estes dois eixos de intervenção para a dinamização e implementação de subprogramas e atividades que possibilitem o trabalho em torno do desenvolvimento de competências socioemocionais, a criatividade e a inovação, o pensamento crítico e a resiliência, o espírito de equipa, a autonomia, a literacia científica, tecnológica, cultural, e o intercâmbio de experiências.

O PIICIE LT procura promover a igualdade de acesso ao ensino, fomentando a qualidade e eficiência da aprendizagem, educação e formação, e prevenindo o absentismo e abandono escolar. Paralelamente, o PIICIE LT pretende potenciar nas gerações futuras uma cidadania ativa, responsável e participativa.

EIXOS DE EDUCAÇÃO POSITIVA – AÇÕES

ACADEMIA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (do PRÉ-ESCOLAR ao ENSINO SECUNDÁRIO)

Pretende promover a SAÚDE emocional e prevenir a doença mental através do desenvolvimento da Inteligência emocional (IE) das crianças e jovens potenciando o seu desempenho académico, sucesso escolar, motivação, autoconfiança e autoestima; através da realização de avaliações e acompanhamentos psicológicos, workshops e ações de sensibilização / seminários / colóquios; e implementação de um Programa de Oficinas Criativas de Inteligência Emocional em contexto de sala de aula que consiste num treino de competências socioemocionais.

PROGRAMA DE MENTORIA (2ºCEB E 3ºCEB)

Através da realização de sessões individuais semanais de Mentoria os alunos do 2º e 3º CEB, trabalham em contexto escolar um plano de desenvolvimento pessoal e de concretização de objetivos ao nível comportamental, socioemocional e relacional, com especial enfoque em metas escolares.

Pretende promover o sucesso de alunos do 2º e 3º CEB que se encontram em risco médio ou forte de abandono ou de insucesso educativos; favorecer o aumento do desempenho escolar médio; reduzir o número de negativas por aluno e o número de alunos com, pelo menos, uma negativa.

EDUCAÇÃO PARENTAL POSITIVA E CONSCIENTE NA LEZÍRIA DO TEJO

Através da implementação de Grupos de Pais, do acompanhamento psicológico parental individual e da realização de Ciclos de Seminários de treino de competências parentais e estilos educativos positivos; procura dar suporte e formação parental ajudando os pais a compreender as suas próprias necessidades e as dos seus filhos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento infantil. Em simultâneo visa incrementar a relação entre os contextos familiar e escolar e potenciar o envolvimento dos pais na educação dos seus filhos.

BOOTCAMPS DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Recorrendo a aprendizagem não formal, pretende-se fomentar o desenvolvimento de talentos, a cidadania ativa, espírito e conhecimento empreendedor, do pensamento crítico, da responsabilidade e do potencial criativo o crescimento saudável onde a igualdade de direitos e o respeito pelo próximo sejam um alicerce inabalável. Capacitar os jovens para os desafios da vida com confiança, foco, assertividade, resiliência, liderança, resolução de problemas e trabalho em equipa.

OFICINAS CRIATIVAS DE MEDITAÇÃO MINDFULNESS

Visa ajudar a criança a conhecer, a aceitar e a gerir as suas emoções, promovendo a capacidade de autocontrolo e a autorregulação, desenvolvendo competências sociais positivas e potenciando diferentes formas de expressão e comunicação, bem como a atenção e concentração. Pretende aumentar o foco, o bem-estar e a calma, com técnicas de meditação mindfulness, relaxamento e gestão emocional.

EIXOS DE EDUCAÇÃO PELA INOVAÇÃO – AÇÕES

LABORATÓRIO MÓVEL DE INOVAÇÃO E APRENDIZAGENS CTEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (pré-escolar e Secundário)

Pretende criar ambientes educativos inovadores, verdadeiros laboratórios de aprendizagem, espaços de inovação para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias; repensar o papel pedagógico, da tecnologia e do design em contexto educativo.

Proporcionar experiências recorrendo a materiais do dia-a-dia em ambiente informal, colaborativo e cooperativo, complementando atividades práticas com as disciplinas de Estudo do Meio, Biologia, Ciências Naturais, Física, Química e Educação Física.

ESPAÇOS MUNICIPAIS DE INOVAÇÃO: SALAS DO FUTURO

Ambientes educativos inovadores constituídos por três elementos chave: Espaço, Pedagogia e Tecnologia; tendo o Município 4 espaços inovadores, um em cada agrupamento, estando eles na EB 23 Alcanede, EB 23 Alexandre Herculano, EB 23 D. João II e EB 23 Mem Ramires.

Nestes laboratórios de aprendizagem pretende-se recorrer a metodologias que favoreçam a mudança educativa e a possibilidade de desenvolvimento de competências para o século XXI. Criar novas formas de organização da sala de aula, com recurso a equipamentos inovadores/facilitadores e aceleradores das aprendizagens e potenciar a Educação para as CTEM, através do uso das tecnologias digitais potenciadoras de inovação pedagógica.

EDUCAÇÃO NO PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL DA LEZÍRIA DO TEJO “DIAS DE AULAS NA NATUREZA”

Através da aprendizagem no exterior (natureza), pretende-se potenciar capacidades cognitivas, motoras e sociais e desenvolver ferramentas criativas, o trabalho de equipa, a capacidade de liderança e de resolução de problemas, privilegiando o saber-fazer, a experimentação e o contato com a natureza/património. Pretende proporcionar aos alunos aprendizagem no exterior, estabelecendo o paralelo entre os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas e o mundo real.



Cofinanciado por:

Contactos

  • Município

  • Freguesias

  • Empresas Municipais

  • Segurança

  • Saúde e Serviços Sociais

  • Serv. Judiciais

  • Serv. Públicos

  • Serviço de Higiene e Limpeza

     800 207 776

  • Serviços de Cemitérios

     243 352 034
     

  • Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

    243 304 652

  • Posto de Turismo

     243 304 437
     

  • Biblioteca Municipal Braamcamp Freire

    243 330 240 
     

  • Divisão de Ação Social e Saúde

     243 304 400

  • BLV- Banco Local de Voluntariado

     243 304 400
     

  • Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer

    243 304 400

  • Câmara Municipal de Santarém

    243 304 200

  • Programa Rede Social – CLASS

     243 304 424
     

  • Gabinete de Psicologia da Criança e do Adolescente

     243 304 400
     

  • Gabinete de Apoio ao Imigrante e Minorias Étnicas

     243 304 400

  • Secção de Receitas

     243 304 217
     

  • Tesouraria

     243 304 214
     

  • Divisão de Espaços Públicos e Ambiente

    243 304 200

  • Divisão de Planeamento e Urbanismo

    243 304 627 / 243 304 622

  • Divisão de Educação e Juventude

    243 304 400

  • Ambiente e Sustentabilidade - Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade

    243 304 450

  • Serviço de Atendimento da Divisão de Ação Social e Saúde

    243 304 400

  • Divisão de Planeamento e Projetos

    243 304 252 / 243 304 240

  • Divisão de Recursos Humanos e Administração

    243 304 200

  • NIAC - Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor

    . 243 304 408 
     

  • Serviço de Sanidade e Higiene Pública Veterinária

     243 304 230
     

  • Relações Públicas e Comunicação

    243 304 400

  • Assembleia Municipal de Santarém

    243 304 223
     

  • Gabinete Técnico Florestal

    243 333 122

    Seg, Qua e Sex: 09h30 às 12h30

  • Departamento Técnico e Gestão Territorial

    243 304 252 / 243 304 240

  • Sala de Leitura Bernardo Santareno

     243 304 649
     

  • Departamento de Administração e Finanças

    243 304 200

  • Sapadores Bombeiros

    243 333 122 / 243 333 091

  • Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

     243 304 400/243 304 409

  • RLIS – Rede Local de Intervenção Social

     914 516 813

     

  • Casa do Ambiente

    243 304 216

  • Loja do Cidadão

    707 241 107

  • Teatro Sá da Bandeira

    243 309 460

     

  • Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

    243 304 662

     

  • União de Freguesias da cidade de Santarém

    243 321 531

  • Junta de Freguesia de Gançaria

    243 405 164

  • União das freguesias de Casével e Vaqueiros

    243 441 253

  • União das Freguesias de Azoia Cima e Tremês

    243 479 923

  • Junta de Freguesia de Moçarria

    243 499 592

     

  • Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta

    243 769 350

  • União das Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

    243 441 857

  • Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

    243 449 807

  • Junta de Freguesia de Vale de Santarém

    243 769 614

  • União das Freguesias da Romeira e Várzea

    243 469 758

  • Junta de Freguesia de Pernes

    243 440 570 

     

  • Junta de Freguesia de Amiais de Baixo

    249 870 787

  • União Freguesias de Achete, Azoia Baixo e Póvoa Santarém

    243 469 555

  • Junta de Freguesia de Abrã

    243 400 548

     

  • Junta de Freguesia de Alcanede

    243 400 313

  • Junta de Freguesia de Abitureiras

    243 469 599

  • Junta de Freguesia de Alcanhões

    243 429 794

  • Junta de Freguesia de Almoster

    243 491 404

  • Pavilhão e Nave Desportiva Municipal

     243 300 908

  • A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A.

    243 30 50 50

  • Piscinas do Sacapeito

     243 300 905

  • Complexo Aquático Municipal

     243 300 900
     

  • Viver Santarém

    243 300 900

     

  • Proteção Civil Municipal

    243 333 122/ 243 333 091

  • Sapadores Bombeiros

     243 333 122 / 243 333 091 

  • Polícia de Segurança Pública

    243 322 022

  • Guarda Nacional Republicana Brigada 2 - Grupo Territorial de Santarém

    243 300 070

     

  • Bombeiros Voluntários De Santarém

    243377900

     

  • Serviço Municipal de Proteção Civil

    800 222 122

  • Hospital Distrital de Santarém

     243 300 200 

  • Centro Regional de Segurança Social

    243 330 400

  • Administração Regional de Saúde

    243 300 700

  • Unidade de Saúde Familiar do Planalto (Centro de Saúde de Santarém)

    243 303 231/32/33 

  • Unidade de Saúde familiar de S. Domingos (C.S. Santarém)

    243 330 600/601

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém

    243 305 260

  • Cruz Vermelha Portuguesa

     243 323 374
     

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

    243 356 505

     

  • GAV - Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

    243 356 505

  • Procuradoria da Instância Local Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Instrução Criminal de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Criminal de Santarém

    243 305 150

  • DIAP

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central do Trabalho de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central Cível de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Comércio de Santarém

    243 305 150

  • Procuradoria da Instância Central de Família e Menores de Santarém

    243 305 150

  • CTT – Estação

    243 309 730

  • Portugal Telecom, Comunicações S.A.

    243 500 900

  • EDP - LTE - Eletricidade de Portugal

    808 505 505 (linha comercial)

    800 506 506 (avarias

  • Rodotejo

    243 333 200

  • CP - Caminhos-de-ferro Portugueses

    243 333 180

    www.cp.pt

  • Museu Diocesano de Santarém

    243 304 065

  • Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA

    243 300 300