Sala de Leitura Bernardo Santareno
SALA DE LEITURA BERNARDO SANTARENO
HISTÓRIA:
A Sala de Leitura Bernardo Santareno foi inaugurada no dia 25 de abril de 1981 no Jardim Sá da Bandeira e encerrou 25 anos depois, para permitir as obras de requalificação do Campo Sá da Bandeira.
Reabriu no dia 23 de outubro de 2008 após terem sido concluídas as obras de intervenção no requalificado Jardim da Liberdade.
Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.
ÁREAS E SERVIÇOS:
- Informação e Referência
- Leitura Geral
- Empréstimo
- Espaço Infantil
- Sala do Conto
- Leitura de periódicos
- Internet
Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.
ACTIVIDADES:
Conheça os projetos/atividades da Sala de Leitura Bernardo Santareno.
Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Santarém e da Sala Leitura Bernardo Santareno através do Facebook.
DEDOS MÁGICOS RABISCAM COM PINTA
Este projeto, tem como objetivo desmistificar esta ideia. Não é ensinando a desenhar. É mostrar que todos nós sabemos desenhar, através de alguns exercícios que pretendem desbloquear o pensamento criativo. Com um risco e um rabisco, que saem dos dedos, cada vez mais ousados, descobrem-se personagens, cenas e situações. Um “borrão”, que se dá cor e formas, transformando-se numa imagem. Essa imagem transforma-se num texto que conta uma história, ou faz um poema, ou uma quadra, ou simplesmente uma frase.
Pretende-se estabelecer uma ligação com o desenho, a criatividade e o incentivo da escrita.
DA PALAVRA À LEITURA
Projeto de promoção da leitura, com estratégias específicas, que vai ao encontro das necessidades de um público com características especiais utilizando diferentes técnicas a fim de integrar toda a comunidade, contribuindo assim para promover a inclusão, sempre com o objetivo de aproximar o individuo ao livro. Animar e promover a leitura é a consolidação de uma tarefa árdua, mas simultaneamente fascinante, que se insere dentro do processo de educação não formal e inclusão na sociedade.
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA
Projeto direcionado às crianças que frequentem o 4.º ano de escolaridade, tendo como objetivos:
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura;
Despertar a criatividade e a imaginação usando técnicas trabalho em grupo e individuais;
Dinamizar a ação de forma que promova a escrita como uma atividade divertida e lúdica;
Experimentar as palavras e adaptá-las em vários contextos.
A Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem.
BAÚS DE LEITURA
O projeto “Baús de Leitura” tem como primordial objetivo contemplar e criar a oportunidade de aproximar e envolver as crianças com o livro e a leitura e contribuir para a sua formação como cidadãos. Este contributo incentiva a criança para a importância de hábitos de leitura e toda a informação enriquecedora facultada através do livro, fator primordial para o seu crescimento e desenvolvimento da competência literária e da leitura.
A ação consiste na entrega/empréstimo aos Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Baús contendo livros selecionados e adaptados às idades das crianças.
O empréstimo é efetuado para o Ano letivo em curso, com a componente de que no final de cada período letivo proceder-se-á à troca dos referidos Baús.
A primeira entrega na escola é acompanhada com uma sessão de animação de leitura, efetuada pelas técnicas de Animação Cultural afetas ao Projeto. O empréstimo dos livros visa ainda, envolver as próprias professoras/educadoras para uma utilização e dinamização do livro e da leitura no contexto das atividades afetas à sala de aula, proporcionando deste modo a possibilidade de levar a Biblioteca à Escola e às crianças.
CRESCER NA BIBLIOTECA
“Crescer na Biblioteca” consiste num projeto que visa dinamizar a leitura e promover o livro, cativar novos leitores e dar a conhecer o espaço da Sala de Leitura Bernardo Santareno.
De forma divertida e diferente, pretende criar nas crianças o hábito pela leitura e ainda dar-lhes a conhecer a importância da Biblioteca no contexto do mundo do livro e da cultura em geral.
As sessões desenrolam-se na Sala da “Hora do Conto” instalada na Sala de Leitura Bernardo Santareno, um espaço que, através das atividades apresentadas, criam na criança momentos divertidos de fantasia, estimulando em simultâneo a própria criatividade.
A atividade é assegurada pelas Técnicas de Animação Cultural afetas ao serviço, cujo trabalho visa apresentar e divulgar numa diversidade de autores e livros, uma dinâmica com técnicas de exploração das histórias, direcionadas e adaptadas às idades das crianças.
VIAGENS EM 4L'S
“Viagens em 4 Ls” consiste numa viagem ao mundo do livro e da leitura.
Este projeto visa promover o livro e a leitura, lançar desafios numa viagem efetuada nas escolas do concelho de Santarém, cujos principais “passageiros” que a integram são – Letras, Livros, Leitura e Leitores.
É um projeto direcionado para a comunidade escolar com o objetivo de estimular, criar e desenvolver competências de compreensão leitora através da conceção de diversas dinâmicas e exercícios à roda da leitura e dos livros.
A ação do projeto desenrola-se na escola, sala de aula ou lugar adaptado para o efeito. A Técnica de Animação Cultural responsável pela atividade, deslocar-se-á à escola numa periodicidade de quinze em quinze dias durante 1 período letivo.
A duração da ação na sala de aula tem a durabilidade de 90 minutos, aproximadamente, e visa envolver as crianças na dinamização apresentada em cada atividade preparada para o efeito.
DA PALAVRA À LEITURA
Através de um projeto de promoção da leitura, pretende-se fomentar a inclusão das pessoas com doença mental, derrubar a barreira da falta de informação, trabalhar no sentido da sua participação na sociedade e tentar incorporar hábitos de leitura de qualidade para sua vida quotidiana.
A instituição em que se está a desenvolver este projeto é a FARPA - Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico.
Projetos Fora de Portas da Biblioteca
MALA DE ESTÓRIAS / Destinado à Anciania
Mala de Estórias é um projeto direcionado aos utentes e residentes dos Centros de Dia e em regime de ERPI (Estrutura Residencial para pessoas idosas) com o objetivo de estimular neles a função intelectual, desenvolver e potenciar o seu desenvolvimento pessoal e fomentar a partilha de vivências. A partir de várias obras, tiram-se lições de vida, recordam-se acontecimentos passados e registam-se memórias vivas.
Os livros vão ao seu encontro numa mala antiga que saiu do sótão para este fim, e em cada viagem, o conteúdo da mala é atualizado segundo as preferências e os pedidos dos utentes, técnicos e familiares.
Este é um projeto que leva a biblioteca até aos anciãos, que leva momentos de leitura, lazer e afetividade e que pretende ser uma ação salutar para quebrar a rotina dos utentes e residentes nas Instituições e Residências.
Um projeto de todos e para todos…com muitas estórias de vida para partilhar.
LIVROS VIAJANTES / Destinado às crianças do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência
Livros Viajantes é um projeto que visa promover o livro infantil, mas tem como objetivo primordial contribuir para o processo de aprendizagem e de socialização, possibilitando e potenciando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo, social e cultural de cada criança do Hospital Dia - Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Distrital de Santarém, EPE.
Direciona-se às crianças, mas também aos seus familiares e através das dinamizações e das práticas sociais, educativas e pedagógicas que implementa, pretende ser um espaço de partilha de livros, contos, valores e carinhos. Partilha-se com as crianças momentos mágicos de histórias, onde todos estão ligados por uma teia de afetos e que aspira ser uma preciosa ajuda terapêutica no processo de cada criança.
Vamos descobrir como fazer da aprendizagem e da leitura algo divertido, mágico e neste caso uma preciosa ajuda terapêutica no processo de cada criança. Com ações de leitura mensais, este projeto viaja da Biblioteca para o Hospital e do Hospital para a Biblioteca…num vai e vem de livros.
Horário da Sala de Leitura: 2ª a 6ª Feira das 9h30 às 18h00
Sábados das 9h30 às 12h30
Encerra aos sábados nos meses de julho e agosto
Horário do Espaço Internet: 9h30 às 17h45
Morada: Rua Pedro Canavarro (Antigo Ginásio do Seminário)
2000-030 Santarém
Telefone: 243 304 649
Telemóvel: 914 416 330
E-mail: