Saúde
SAÚDE
Pretende-se potenciar a intervenção e cooperar no planeamento dos recursos e equipamentos de saúde e criar respostas adequadas às necessidades dos grupos mais vulneráveis e /ou em situação de risco.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A FAMILIARES E A DOENTES DE ALZHEIMER
A Câmara Municipal de Santarém através de um Protocolo de colaboração celebrado com a Associação de Alzheimer de Portugal, disponibiliza um Serviço de Atendimento a Familiares e a Doentes de Alzheimer
É um serviço de apoio, aos mais diversos níveis, quer para os cuidadores, quer para os doentes de Alzheimer. É prestado apoio social, psicológico e jurídico.
O Serviço de Atendimento Social a Familiares e a Doentes de Alzheimer funciona às sextas-feiras à tarde nas instalações da Câmara Municipal situadas na Ex-Escola Prática de Cavalaria.
Ex-Escola Prática de Cavalaria
Praça do Município, 2005-245 Santarém
Telefones: 243 304 400 / 243 304 416
O atendimento é realizado por uma Técnica da Associação de Alzheimer de Portugal, mediante prévia marcação telefónica.
CAMPANHAS DE INFORMAÇÃO E RASTREIOS
A Câmara Municipal de Santarém colabora, em várias iniciativas, e com vários parceiros no sentido da operacionalização de algumas campanhas de informação e rastreio. Salientam-se a parceria das Comemorações do Dia Mundial do Coração, das Jornadas da Saúde subordinadas a várias patologias, a Campanha de Verão em colaboração com Associação Portuguesa Contra o Cancro Cutâneo e a Campanha “Quem Previne, Vive”, em parceria com as Juntas de Freguesia e que se destina à intervenção preventiva e à educação para a saúde.
O Programa “Não à Diabetes” promovido pela fundação Gulbenkian visa responder ao desafio que a Diabetes representa em Portugal e pretende suster o crescimento da incidência da diabetes e evitar que 50000 pessoas desenvolvam a doença nos próximos 5 anos, incentivando à adoção e manutenção de estilos de vida saudável, diminuindo assim o risco e evitando o aparecimento da Diabetes.
No âmbito da adesão do Município de Santarém ao Projeto “Não à Diabetes”, Desafio Gulbenkian, foi definido, em parceria com o ACES Lezíria, UCC Santarém, que integram também o projeto, um PLANO ESTRATÉGICO DE ATIVIDADES.
O PLANO ESTRATÉGICO DE ATIVIDADES 2017/2020 incide nas atividades de avaliação do risco da diabetes a 25% da população residente no Município, nas atividades desportivas e na promoção da literacia e acesso no âmbito da alimentação saudável.
APOIO AOS GRUPOS DE DADORES BENÉVOLOS DE SANGUE DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM
Constitui um dos objetivos estratégicos do Município de Santarém programar e implementar medidas de política de desenvolvimento social e de saúde local assentes em estratégias de cooperação com os vários agentes com intervenção no concelho, participar com outras instituições em programas, ações ou atividades que visem a promoção social, a saúde e o bem-estar da população residente no concelho e cooperar com outros serviços municipais ou entidades e instituições em ações e atividades que envolvam a sua área de atuação.
Neste sentido o REGULAMENTO MUNICIPAL Nº178/2016, publicado no Diário da República 2ª série - Nº 35 de 19 de fevereiro prevê a atribuição, mediante candidatura anual (até 15 de fevereiro) e observação dos critérios estabelecidos, de um apoio aos Grupos de Dadores Benévolos de Sangue do Município de Santarém.
Este apoio incide em dois eixos de atuação dos Grupos:
- Eixo 1 - Apoio financeiro por dador de sangue presente nas sessões de dádiva;
- Eixo 2 - Apoio para a realização de atividades de promoção da dádiva de sangue aquando do aniversário do grupo de dadores benévolos de sangue.
Em 2016, foram rececionadas e analisadas 10 candidaturas, sendo atribuído um montante global de 7.636,00 Euros.