JF Almoster
Junta de Freguesia de Almoster
Largo do Mosteiro -2005-111 Almoster
243 491 404 | 243 491 404
Órgão Executivo (Junta de Freguesia)
Presidente: Pedro Manuel Teixeira da Costa
Secretário: Maria Filomena Ferreira Coiteiro Lopes
Tesoureiro: Luís Carlos Carvalho Ramos
ALMOSTER
Área: 40,963 km2 | Distância à sede do Concelho: 12 Km
1818 habitantes = 852 H | 966 M (Censos 2011)
Atividades Económicas: Agricultura, pecuária, indústria extrativa e de pré-fabricados em betão e turismo
Situada a poente de Santarém, no início de uma elevação que se prolonga pelo Concelho de Rio Maior, a freguesia de Almoster (antiga paróquia de Santa Maria de Almoster) dista 13 km da sede do Concelho.
O topónimo Almoster, al monasterium, de origem híbrida latina/árabe, parece denunciar a presença de um mosteiro ou simples ermitério protocristão. Desse primeiro mosteiro apenas nos resta o topónimo. Contudo, existem vestígios de ocupação humana na região desde o III milénio a.c. – Calcolítico e Bronze Inicial. Disso dão prova os achados que hoje fazem parte da coleção do Museu Nacional de Arqueologia.
O lugar de Almoster foi o escolhido por D. Sancha Pires, em testamento datado de 1287, para a fundação de um mosteiro e sua filha, D. Berengária Aires, inicia, em 1289/90, a construção de mosteiro feminino, submetido à Ordem de Cister, o Mosteiro de Santa Maria de Almoster, do qual hoje nos resta apenas a Igreja, recentemente recuperada pelo IPPAR, os Claustros e a Casa do Capítulo (séc. XIV) e as ruínas do Dormitório e Refeitório (séc. XVI). São de referir, no interior da Igreja, vários altares de talha dourada e panos de azulejos seiscentistas. Os dotes culinários destas monjas podem ser ainda hoje apreciados, através dos Arrepiados e Celestes, cujas receitas tradicionais foram mantidas vivas pelas habitantes de Almoster.
Foi igualmente na freguesia de Almoster, no lugar de Santa Maria (Casal da Charneca), que se travou, em 18 de Fevereiro de 1834, a Batalha de Almoster entre as tropas absolutistas, D. Miguel, e as tropas liberais, D. Pedro, tendo estes alcançado a vitória, iniciando-se aí um novo período da nossa História, a Monarquia Liberal.