Comemorações - Dia Internacional dos Museus

18 e 19 mai. | COMEMORAÇÕES
Dia Internacional dos Museus
O Dia internacional dos Museus, anualmente celebrado a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), com o objetivo de promover, junto da comunidade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Para 2018, o ICOM escolheu o tema “Museus hiperconetados: novas abordagens, novos públicos”
HIPERCONETIVIDADE é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio eletrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconetado de hoje os museus juntam-se a esta nova tendência.
Segundo o ICOM, é impossível compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam. Os museus são uma parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente.
Devido à tecnologia os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além do público tradicional, assim como conseguem encontrar novas formas de aproximação das coleções aos diferentes públicos: quer através da digitalização de coleções, como usando elementos multimédia nas exposições ou simplesmente utilizando um hashtag que permite ao visitante partilhar a sua experiência nas redes sociais.
Contudo, nem todas estas conexões se devem à tecnologia. Como os museus se esforçam por manter a sua relevância na sociedade, eles centram a sua atenção na comunidade local e nos diversos grupos que a constituem. Como resultado, estes últimos anos assistimos ao nascimento de inúmeros projetos comuns organizados por museus com a colaboração de minorias, comunidades indígenas e instituições locais. Para envolver estes novos públicos e fortalecer as suas conexões, os museus devem encontrar novas maneiras de interpretar e apresentar as suas coleções.
No sábado, 19 de maio, celebra-se mais uma NOITE DOS MUSEUS, uma iniciativa criada em 2005 pelo ministério da Cultura e da Comunicação de França, que convida ao usufruto, em período noturno, de uma experiência diferente e enriquecedora das múltiplas atividades organizadas pelos museus.
Deste modo, o Museu Municipal de Santarém associa-se a esta celebração através da realização de atividades que fomentem a aproximação das coleções e dos públicos, explorando todas as conexões com as suas comunidades, herança cultural e paisagem natural.
Programa:
18 mai. | Dia Internacional dos Museus
09h00 | Lançamento online no site do Museu Municipal de Santarém de filme temático sobre a Coleção de Arte Contemporânea de Manuela de Azevedo.
Esta coleção do Museu Municipal de Santarém contempla um espólio bibliográfico e artístico destacando-se obras em cerâmica, pintura e gravura. Doada em 1989 ao município scalabitano e exposta no edifício da Biblioteca Municipal, esta coleção exibe artistas como Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro, Júlio Pomar, Nadir Afonso, Frank Stella, José Júlio de Calasans Neto e Oswaldo Teixeira.
09h00-17h30 | Visitas guiadas ao Centro de Interpretação Urbi Scallabis (USCI) e ruínas arqueológicas da Alcáçova de Santarém pelo arqueólogo municipal.
Esta atividade é dirigida ao público escolar e carece de marcação prévia até ao dia 16 de maio, para os contactos do Museu Municipal de Santarém.
19 mai. | Noite dos Museus
20h00 | Visita guiada à Torre das Cabaças e apreciação de vista noturna sobre a cidade
(Entrada gratuita)
21h30 | Concerto para Surdos com Coro do Círculo Cultural Scalabitano
(inserido na Temporada da Primavera do Círculo Cultural Scalabitano)
Local: Igreja de Santa Maria da Graça
Org. Câmara Municipal de Santarém | Museu Municipal de Santarém
Parceria: Direção Geral do Património Cultural | Círculo Cultural Scalabitano
Todas as datas
- De 2018-05-18 09:00 a 2018-05-19 23:30